Renasce uma história de solidariedade

"Basta uma pessoa fazer o bem para contagiar o próximo"

Andrezza Maria

Projeto Social Meu Guri

História

Em determinado momento da história, em meio a pobreza sistematizada que permeava o povo Recifense, eis que surge o projeto num dos lugares mais carentes da região. Sem quase nenhuma infraestrutura e com elevado índice de criminalidade, o Projeto Social Meu Guri nasce para dar o mínimo de dignidade para as crianças e adolescentes, disseminando valores importantes para a formação do caráter, educando, realizando atividades recreativas e fornecendo alimentos. Porém, infelizmente, há algum tempo que esse trabalho filantrópico se encerrou. Em que pese a condição geral dos menos favorecidos tenha melhorado nos últimos anos, isso não significa que mudaram de vida, muitos ainda estão sujeitos a todo tipo de problemas sociais e humanos que existia no passado. Ocorre que, com a chegada da COVID19, os ambulantes, feirantes, carroceiros, ajudantes de obras, e toda massa de trabalhadores informais foi impedida de ganhar seu sustento, agravada pela falta de documentação, fator impeditivo para a solicitação do auxilio emergencial, tornando ainda mais precária a situação social. Assim, a região volta a assemelhar patamares vistos no passado.


O retorno do projeto com Andrezza Mª.

Nascida, criada em Areias e ex moradora do Caçote, Andrezza com muita dificuldade cumpriu a promessa que fez ao seu pai o sr, Luiz Ceciliano da Silva (analfabeto e sonhador) antes de falecer, trouxe o diploma para casa. Há pouco tempo, já com o título de Bacharela em direito, prestou serviços de assistência jurídica na própria comunidade. Sentiu na pele o quanto é difícil o acesso dessas pessoas ao básico e a falta de perspectiva pro futuro, as pessoas apenas sobrevivem; preocupando em distrair-se com conteúdos irrelevantes ou buscando a própria subsistência no lixo ou subempregos.

Assim, para tentar mudar o lugar em que viveu, retomou o projeto e tenta resgatar nas pessoas o espírito de solidariedade, para tornar a sociedade em que vive mais humana e menos desigual. A ideia é proporcionar a quem não tem tudo que estiver ao seu alcance.

Objetivo

O Projeto Social Meu Guri tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento infantojuvenil através de ações socioeducativas, da arte, cultura, esporte, lazer, além de atendimentos interdisciplinares. Também tem como objetivo possibilitar a integração familiar e comunitária.